A guerra na Síria teve (e continua a ter) consequências devastadoras para milhões de crianças e adolescentes. No total, 2.4 milhões de jovens em idade escolar não vão à escola.
Segundo a UNICEF, as escolas na Síria são frequentadas por pouco mais de metade dos alunos que deveriam estar a estudar.
Desde 2011, ano marcado pelo início do conflito, cerca de 5 milhões de bebés nasceram na Síria. A esmagadora maioria sofre desde o primeiro dia as consequências de uma guerra capaz de devastar o país.
As Nações Unidas estimam que 90 % das famílias vivam na pobreza.
Muhammad trabalha para ajudar a família
Muhammad Saleh tem a idade da guerra. Nos últimos 12 anos, mudou-se com os pais e os três irmãos incontáveis vezes de casa, em busca de um lugar seguro. A família faz parte dos quase 7 milhões de deslocados sírios.
O jovem trabalha para ajudar a família. Recolhe materiais de nylon e plástico para revender. Num dia bom, consegue ganhar 4 euros, ir à escola e sonhar com um curso de medicina.
“O que me deixa mais feliz é o facto de ganhar dinheiro, ir à escola e ajudar os meus pais. Os meus irmãos estão em segurança, meus pais estão bem e temos comida suficiente. Talvez seja o que me deixa mais feliz”, diz Muhammad Saleh.