Guerra no Médio Oriente

Análise

"7 de outubro de 2023 marcou o fim da paz perpétua, confirmou o regresso das guerras"

O comentador da SIC Germano Almeida faz um balanço e uma análise à situação no Médio Oriente um ano depois do ataque sem precedentes do Hamas contra território israelita.

Loading...

Passou um ano sobre sobre o ataque do Hamas no sul de Israel a partir de Gaza. Germano Almeida considera que "esta é a maior guerra do Estado de Israel, em duração em quantidade e em gravidade"

"Do mesmo modo que, mais de duas décadas depois, assinalamos o aniversário do 11/09/2001 nos Estados Unidos, acho que vamos continuar a assinalar o aniversário do 7/10/2023 porque marcou aquilo que eu diria que é a confirmação do fim da paz perpétua ou se quiserem, a confirmação do regresso das guerras - E um ano e 10 meses depois do início da da invasão criminosa ilegal e não provocada da Rússia à Ucrânia e o regresso da guerra ao Médio Oriente".
"É já seguro afirmar um ano depois que esta é a maior guerra do Estado de Israel, em duração em quantidade e em gravidade e naturalmente na sua expansão, porque neste momento Israel tem uma guerra sangrenta e interminável em Gaza contra o Hamas e agora o início de uma guerra de potencial ainda maior em atores envolvidos e em território no Líbano na incursão iniciada há dias".