Guerra no Médio Oriente

EUA atacam instalações Houthis no Iémen

Esta foi a primeira utilização conhecida de bombardeiros B-2 pelas forças norte-americanas desde o início dos ataques contra os Huthis, apoiados pelo Irão.

EUA atacam instalações Houthis no Iémen
Jerod Harris

Os Estados Unidos atingiram cinco depósitos subterrâneos de munições dos rebeldes Houthis no Iémen, utilizando bombardeiros estratégicos furtivos B-2, anunciou o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin.

"As forças norte-americanas atingiram várias instalações subterrâneas dos Huthis que albergam diversos tipos de armas que os Houthis utilizaram para atingir embarcações civis e militares em toda a região", disse Austin, num comunicado divulgado na quarta-feira à noite.

Esta é a primeira utilização conhecida de bombardeiros B-2 pelas forças norte-americanas desde o início dos ataques contra os Houthis, apoiados pelo Irão.

A utilização dos bombardeiros furtivos de longo alcance B-2 Spirit da Força Aérea norte-americana demonstra a capacidade dos EUA de atacar "a qualquer hora, em qualquer lugar", disse Austin, referindo-se a uma "demonstração sem paralelo".

Os Houthis, que controlam vastas áreas do Iémen, efetuam há meses ataques contra Israel e navios que acreditam estarem ligados a interesses israelitas, alegando estarem a agir em solidariedade com o movimento de resistência islâmica palestiniano Hamas, há um ano em guerra com Israel na Faixa de Gaza.

Em resposta, os Estados Unidos e o Reino Unido têm atacado regularmente instalações Houthis, mas até agora sem conseguir destruir a capacidade operacional do movimento.