Guerra no Médio Oriente

Ataques do Hezbollah fazem sete mortos em Israel

Cessar-fogo com o grupo, no Líbano, pode estar em cima da mesa. Os Estados Unidos da América estão no terreno para tentar encontrar soluções. 

Loading...

Numa altura em que se discute uma possível trégua para o Líbano, sete pessoas morreram em ataques do Hezbollah em Israel. Netanyahu diz aos enviados norte-americanos que qualquer discussão para um cessar-fogo passa pela segurança israelita.

No norte de Israel, cinco pessoas morreram, incluindo quatro trabalhadores estrangeiros e um agricultor israelita, num ataque do Hezbollah à cidade de Metula. Noutro ataque, a um kibutz em Haifa, há registo de dois mortos.

Os ataques ocorreram quando estão em Israel dois enviados norte-americanos para encontrar soluções para as guerras contra o Hamas, em Gaza, e contra o Hezbollah, no Líbano. Depois de conversar com um dos mediadores, o chefe do governo em Beirute acredita que um acordo estará para breve.

O exército israelita mantém, contudo, a pressão militar com ataques incessantes no sul do Líbano, onde pretende neutralizar o Hezbollah e permitir o regresso de cerca de 60 mil pessoas ao norte de Israel.

No sul do Líbano, os militares israelitas afirmam ter eliminado mais um comandante do Hezbollah – mas não sem vitimar civis. O ministro libanês da Saúde afirma que seis profissionais de saúde foram mortos e quatro ficaram feridos nos ataques.

Gaza em fome desespera

Já em Gaza, a imagem de uma multidão desesperada à espera de pão em Khan Yunis confirma os receios das Nações Unidas quanto à existência de fome generalizada.

O território está sitiado e a decisão israelita de proibir as operações da agência da ONU para os refugiados palestinianos, classificada como terrorista, só irá agravar o cenário.

Telavive afirma estar a travar uma guerra em várias frentes e vai divulgando vídeos das incursões.