Guerra no Médio Oriente

Cessar-fogo leva milhares de libaneses a regressar a casa após dois meses de bombardeamentos

Após o anúncio de cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, dezenas de milhares de libaneses começaram a regressar a casa. Muitos sem saber se a casa onde viviam ainda está de pé após mais de dois meses de bombardeamentos.

Loading...

Pela primeira vez, em muitas semanas, é névoa e não fumo dos bombardeamentos que paira sobre Beirute e nem foi preciso esperar pela primeira luz do dia para começarem as primeiras movimentações. Enquanto partidários do Hezbollah celebravam o que consideram ser uma vitória, pelas ruas da capital e pelas estradas do país dezenas de milhares de libaneses deslocados iniciavam o êxodo de regresso a casa.

Muitos arriscam agora fazer a viagem de regresso da vizinha Síria. Quase todos têm como destino o sul e o leste, regiões mais fustigadas pela guerra. A maioria sem saber se há de facto uma casa para regressar.

Cerca de 200 quilómetros a sul, em Jerusalém, o cessar-fogo foi mal recebido por uns e com cautela por outros. A menos de 100 quilómetros de distancia, a guerra e os bombardeamentos continuam em Gaza.

Até agora, a guerra provocou mais de 44 mil mortos em Gaza, 3800 no Líbano e 82 soldados e 47 civis em Israel.