A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a suspensão de entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, a partir de um ponto de passagem essencial com Israel. Este domingo, o presidente israelita afirmou que há negociações em curso nos bastidores por um cessar-fogo em Gaza que prevê a libertação de reféns.
A decisão de suspender a entrega de ajuda através de Kerem Shalom agrava a crise humanitária que se vive no território. Segundo o chefe da agência da ONU, Philippe Lazzarini, a suspensão acontece na principal passagem de ajuda humanitária para Gaza.
Centenas de milhares de pessoas dependem da ajuda alimentar internacional, principalmente, agora, que a chuva e o frio se intensificam.
Negociações para cessar-fogo em Gaza
Este domingo, o presidente de Israel disse que há negociações em curso nos bastidores por um cessar-fogo em Gaza que prevê a libertação de reféns.
Isaac Herzog encontrou-se com a família de um refém que apareceu esta semana num vídeo divulgado pelo Hamas.
Situação na Síria agrava-se
Na Síria, os rebeldes conseguiram chegar a Alepo. A entrada destes grupos está a fazer reacender a guerra e já obrigou milhares de pessoas a fugir para campos improvisados.
É a primeira vez, desde 2016, que os rebeldes que combatem as forças do presidente Bashar al-Assad conseguem entrar na segunda maior cidade do país. O presidente sírio prometeu usar a força para erradicar os grupos rebeldes.
O número de mortos, desde quarta-feira, já ultrapassa os 330.
Israel mantém-se vigilante quanto ao que está a acontecer no país vizinho. Benjamin Netanyahu diz estar determinado a defender os interesses vitais israelenses e manter as conquistas da guerra.