Guerra no Médio Oriente

Cinco bebés morrem de hipotermia em Gaza, Israel tem bloqueado entrada de ajuda humanitária

As Nações Unidas acusam Israel de bloquear a entrada de ajuda em Gaza, onde o inverno e o frio já mataram pelo menos cinco bebés. A situação agrava-se com a destruição do sistema de saúde local, que está à beira do colapso devido aos constantes ataques.

Loading...

As Nações Unidas acusam novamente Israel de bloquear de forma sistemática a entrada de ajuda humanitária em Gaza, num momento em que as autoridades locais relatam um aumento das mortes devido ao frio. Nos últimos dias, pelo menos cinco bebés morreram de hipotermia.

O inverno chegou com força a Gaza, e a chuva intensa tem devastado ainda mais a região, já gravemente afetada pela guerra. Noura, uma mãe desesperada, perdeu o filho recém-nascido, Juma, que não resistiu ao frio, apesar do esforço da mãe para o aquecer. O irmão gémeo foi internado, mas a tragédia continua a espalhar-se, com muitas outras vítimas, especialmente bebés, nos campos de refugiados.

As Nações Unidas alertam que a situação está a piorar, com o sistema de saúde de Gaza à beira do colapso devido aos ataques incessantes de Israel. Um relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos sublinha que a ajuda está a ser impedida de entrar no enclave.

Durante a madrugada, 45 pacientes e feridos foram retirados de Gaza para tratamento em hospitais fora da faixa de Gaza, devastada pela guerra.