Terminado

Guerra no Médio Oriente

471 dias de guerra depois... Israel e Hamas chegam a acordo para cessar-fogo

O acordo estabelece uma trégua de seis semanas, a libertação de reféns em troca de detidos palestinianos, e ainda a retirada gradual das forças israelitas da Faixa de Gaza. É aprovado depois de meses de negociações, mediadas pelo Egito, Qatar e os EUA.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigada por nos ter acompanhado.

Países árabes pedem respeito pela trégua e início da reconstrução de Gaza

471 dias de guerra depois... Israel e Hamas chegam a acordo para cessar-fogo

Lusa

Vários países árabes saudaram o acordo entre Israel e o Hamas para um cessar-fogo em Gaza e para a libertação de reféns, instando as partes a cumpri-lo e a comunidade internacional a iniciar a reconstrução do enclave.

O ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos enfatizou, em comunicado, "a necessidade de ambos os lados cumprirem os acordos e compromissos alcançados para pôr fim ao sofrimento dos prisioneiros palestinianos e dos reféns israelitas".

Reiterou ainda a posição firme dos Emirados sobre a necessidade de "entregar urgente e sustentavelmente ajuda humanitária aos necessitados e permitir o seu fluxo por todos os meios e sem obstáculos", com o objetivo de pôr fim às condições humanitárias críticas que os civis enfrentam há mais de 15 meses.

Dois norte-americanos estão na lista de reféns a serem libertados

Dois norte-americanos estão na lista de reféns a serem libertados pelo Hamas na primeira fase de seis semanas do acordo de cessar-fogo, avança a Reuters, que cita a CNN.

A primeira fase do cessar-fogo pode durar seis semanase envolve a saída das forças israelitas de zonas habitadas em Gaza e a libertação de 33 reféns pelo Hamas (mulheres e idosos). Em troca, Israel vai libertar prisioneiros palestinianos e os palestinianos poderão regressar a todas as zonas de Gaza.

O cessar-fogo entra em vigor no domingo. Nesse dia, deverão ser libertados três reféns junto à fronteira em Rafah.

As reações europeias ao acordo de cessar-fogo

Loading...

Tanto da parte da União Europeia como do Parlamento Europeu houve alguma cautela para reagir. Só depois da confirmação oficial é que começaram a chegar as reações através das redes sociais. Assim como explica a correspondente da SIC em Bruxelas, Susana Frexes, todas em linha com a ideia que a União Europeia saúde este acordo.

Presidente Marcelo saúda acordo

471 dias de guerra depois... Israel e Hamas chegam a acordo para cessar-fogo

SIC Notícias

471 dias de guerra depois... Israel e Hamas chegam a acordo para cessar-fogo
ESTELA SILVA

O Presidente da República acaba de publicar uma nota no site da Presidência na qual saúda o acordo de cessar-fogo em Gaza.

"Esta decisão abre a porta ao regresso dos reféns na posse do Hamas desde o fatídico ataque de 7 de outubro de 2023, assim como ao fim do sofrimento imenso da população palestina na Faixa de Gaza"

Quanto a Portugal, escreve Marcelo que, "apoiará todos os esforços para fazer deste acordo uma realidade e estabilizar a situação na Faixa de Gaza e na região".