Guerra no Médio Oriente

Veja o momento: gritos de emoção e muitas lágrimas no reencontro das reféns israelitas com a família

O tão esperado abraço chegou. Mais de um ano depois de terem sido feitas reféns, as quatro israelitas libertadas pelo Hamas este sábado voltaram para as famílias e o momento (emocionante) foi filmado.

Loading...

Já estão em Israel as quatro reféns israelitas libertadas pelo Hamas este sábado. Foram recebidas pelas famílias poucos minutos depois de terem sido libertadas, numa base militar perto da fronteira, com gritos de emoção e muitas lágrimas, mais de um ano depois de terem sido sequestradas.

Os pais receberam as filhas com palavras de conforto e admiração.

“A tua mãe andou pelo mundo todo! Sabes que faria tudo por ti.”

Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albagwill têm idades entre os 19 e 20 anos e fazem parte do exército israelita. Estiveram 477 dias em cativeiro.

A primeira fase da trégua na Faixa de Gaza, que deverá durar seis semanas e começou no domingo passado, deverá permitir a libertação de 33 reféns detidos em Gaza em troca de um número muito maior de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

Este sábado, em troca das quatro reféns israelitas, Israel libertou 200 prisioneiros palestinianos.

Cessar-fogo arrancou dia 19

A primeira fase do acordo de cessar-fogo e de libertação de reféns em Gaza entrou em vigor no domingo, 19 de janeiro. No primeiro dia resultou na libertação de três reféns israelitas e de 90 prisioneiros palestinianos.

Segundo o acordo, imediatamente após a libertação dos quatro novos reféns, “as pessoas deslocadas no sul da Faixa de Gaza começarão a regressar ao norte”.

Um comité formado pelo Egito e pelo Qatar supervisionará a aplicação do acordo no terreno.