Guerra no Médio Oriente

Correspondente SIC

"Hamas está a provocar uma crise porque pensa que Israel não quer acabar com a guerra"

Para Henrique Cymerman, Israel tem “dois objetivos contraditórios”, porque, “por um lado, quer libertar os reféns e, por outro, acabar com o Hamas”. Falta decidir "o que é mais importante”, numa altura crítica na Faixa de Gaza e no Médio Oriente.

Membros do Hamas
Loading...

O cessar-fogo na Faixa de Gaza está em risco, na sequência dos últimos acontecimentos. O Hamas diz que Israel está a violar o acordo e, por isso, tudo fica tudo em suspenso. Em resposta, Benjamin Netanyahu avisa que as tropas israelitas voltarão a pegar nas armas, caso os reféns não forem libertados no sábado.

“A impressão é que o Hamas está a provocar uma crise porque pensa que Israel não quer chegar ao grande objetivo do Hamas, que é acabar com a guerra e, sobretudo, sobreviver politicamente e militarmente. O Hamas tem claro que nem Israel, nem Estados Unidos, nem mesmo alguns países árabes querem ver o Hamas presente em Gaza como organização militar e política”, diz Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente.

Para Henrique Cymerman, Israel tem “dois objetivos contraditórios”, porque, “por um lado, quer libertar os reféns e, por outro, acabar com o Hamas”. Falta decidir "o que é mais importante”, considera o correspondente da SIC.