Guerra no Médio Oriente

Explicador

Cessar-fogo em Gaza: quantos reféns estão ainda por libertar?

Manuel Poêjo Torres, comentador da SIC, faz um ponto de situação do processo de negociação do cessar-fogo em Gaza, a começar pela contabilização dos reféns libertados e os que estão ainda por libertar.

Loading...

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisa que o cessar-fogo vai ser interrompido se o Hamas não libertar mais reféns até sábado. Os militares estão a ocupar posições no interior e à volta da Faixa de Gaza. Manuel Poêjo Torres dá conta da situação dos reféns e explica que a segunda fase do acordo pode estar em risco.

"Para a entrega de todos os reféns vivos e a retirada de forças militares israelitas, é preciso que o Hamas e Israel entrem em negociações. No princípio da semana passada, tínhamos informações de que membros representantes de Israel teriam viajado até Doha, no Qatar, para negociar com representantes do Hamas. No entanto, esta segunda fase está em risco, se de facto o Hamas não se comprometer em entregar os reféns que tinha acordado este fim de semana", refere o comentador da SIC.
"A terceira fase tem que ver, já não com a entrega de reféns, reféns vivos, mas com a entrega dos corpos dos reféns mortos, o fim do cerco militar a Gaza, e naturalmente o Hamas promete, neste esboço de acordo, não voltar a desenvolver forças militares no futuro, que ponham em perigo a existência de Israel", acrescenta Manuel Poêjo Torres.

O Egito vai apresentar um plano de reconstrução para a Faixa de Gaza, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que o objetivo é garantir que os palestinianos continuam em Gaza.O Egito espera ainda colaborar com os Estados Unidos para alcançar uma paz justa na região. As declarações surgem depois de Donald Trump ter dito que quer assumir o controlo da Faixa de Gaza.

As Nações Unidas estimam que o custo da reconstrução deverá ultrapassar os 50 mil milhões de euros.