Guerra no Médio Oriente

Médio Oriente: Lavrov defende criação de dois Estados

O ministro salientou que tanto a Rússia como o Qatar "partilham a necessidade de fazer avançar o processo no sentido de respeitar os princípios aprovados pelo Conselho de Segurança da ONU".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergey Lavrov
Loading...

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo defende a criação de dois Estados no Médio Oriente. Sergey Lavrov diz que a deslocação forçada dos palestinianos da Faixa de Gaza será uma bomba-relógio.

"Ao substituir a criação de um Estado palestiniano pela reinstalação de palestinianos em todas as regiões, isso só irá plantar uma bomba-relógio, como já aconteceu mais do que uma vez ao longo de décadas em que se ignoraram as exigências de uma solução de dois Estados", defendeu.

Lavrov salientou que tanto a Rússia como o Qatar "partilham a necessidade de fazer avançar o processo no sentido de respeitar os princípios aprovados pelo Conselho de Segurança da ONU".

Em meados de janeiro, Israel e o Hamas chegaram a um acordo para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, bem como para a troca de 33 reféns israelitas por centenas de prisioneiros palestinianos.

Esta primeira fase culminaria com a entrega de quatro novos corpos (entregues esta quarta-feira), embora durante as primeiras fases do pacto o acordo tenha sido posto em causa em várias ocasiões.

Dos 251 reféns sequestrados a 07 de outubro em Israel, 62 continuam detidos em Gaza, incluindo 35 mortos, segundo o exército israelita.