Guerra no Médio Oriente

Israel garante ter atacado armazém de mísseis de precisão do Hezbollah em Beirute

O Exército israelita já tinha ordenado, este domingo, a evacuação de edifícios em Dahye, um subúrbio no sul de Beirute, considerado um bastião do grupo xiita libanês Hezbollah.

Israel garante ter atacado armazém de mísseis de precisão do Hezbollah em Beirute
Mohamed Azakir

O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, revela em comunicado, este domingo, que o exército de Israel atingiu um armazém de "mísseis de precisão" do Hezbollah em Beirute, capital do Líbano.

"Sob as instruções do primeiro-ministro Netanyahu e do ministro da Defesa Katz, o exército atacou duramente um armazém em Beirute onde o Hezbollah tinha armazenado mísseis de precisão, representando uma ameaça significativa para o Estado de Israel", refere o comunicado, citado pela Agence France-Presse.

No mesmo texto pode ler-se que Israel "não permitirá" que o Hezbollah "ganhe força ou represente qualquer ameaça a partir de qualquer ponto do Líbano".

O porta-voz do exército, Avichay Adraee, comunicou nas redes socias que o armazenamento de mísseis na infraestrutura visada constitui uma "violação flagrante dos entendimentos entre Israel e o Líbano e uma ameaça ao Estado de Israel e aos seus cidadãos".

Isreal já tinha ordenado evacuação

O Exército israelita já tinha ordenado, este domingo, a evacuação de edifícios em Dahye, um subúrbio no sul de Beirute, considerado um bastião do grupo xiita libanês Hezbollah.

"Aviso urgente aos moradores de Dahye, em Beirute: qualquer pessoa localizada no prédio marcado em vermelho no mapa e nos prédios adjacentes no bairro de Al Hadath está perto de instalações do Hezbollah", disse em árabe o porta-voz do exército numa mensagem nas redes sociais.

A mensagem dizia que os moradores deviam ficar a pelo menos 300 metros de distância dos prédios e era acompanhada de uma fotografia aérea da zona com um edifício marcado a vermelho.

Dahye foi alvo de vários ataques no final de 2024

A aviação israelita fez intensos bombardeamentos contra Dahye em setembro, outubro e novembro do ano passado, numa escalada contra o Hezbollah que eliminou a sua liderança, incluindo seu líder de longa data, Hassan Nasrallah.

Desde então, e apesar dos ataques israelitas se terem tornado menos frequentes após o acordo de cessar-fogo com o Líbano em novembro passado, Israel tem ocasionalmente atacado a zona com o argumento de que o grupo xiita está a tentar restabelecer a sua presença.

Forças israelitas atacaram subúrbios do sul de Beirute no início de abril, matando pelo menos quatro pessoas.

Com Lusa