Guerra no Médio Oriente

Roupa infantil na Rua Santa Catarina no Porto em memória das crianças mortas em Gaza

A instalação, organizada por um grupo de cidadãos portugueses e estrangeiros, ativistas e membros de movimentos como o Coletivo pela Libertação da Palestina, Estudantes pela Libertação da Palestina e 'Parents for Peace', visou "dar voz às 18 mil crianças assassinadas e aos milhares que ficaram órfãs ou mutiladas".

Loading...

Centenas de peças de roupa de criança cobriram, esta manhã, a Rua de Santa Catarina, no Porto, numa ação de protesto contra os bombardeamentos de Israel na Faixa de Gaza. O Movimento pelas Crianças Palestinianas apela ao boicote de produtos israelitas vendidos em Portugal.

Gabriela Pinheiro, luso-americana residente em Portugal, veio de propósito do Marco de Canaveses para participar, com as duas filhas, no protesto contra a morte indiscriminada de crianças na Faixa de Gaza. À SIC, explicou que fizeram um cartaz para homenagear uma menina que foi morta por Israel.

Sem possibilidade de mostrar os rostos das 18.000 crianças palestinianas mortas desde outubro de 2023, os organizadores do protesto espalharam centenas de peças de roupa pela Rua de Santa Catarina, unidas por um longo cordão vermelho-sangue.

Sem filiação partidária, o Movimento pelas Crianças Palestinianas vai entregar as peças de roupa e os brinquedos recolhidos para esta ação de protesto à Associação Vida Norte, que apoia mães e bebés em situação de fragilidade, e ao Centro São Cirilo, que ajuda migrantes e refugiados da região do Porto.