Donald Trump ainda não decidiu o que vai fazer, mas continua a acreditar numa solução diplomática, alcançada à mesa das negociações com israelitas e iranianos.
Em entrevista na Edição da Noite, da SIC Notícias, Oren Rozenblat, embaixador de Israel em Portugal, referiu que o exército israelita vai prosseguir a ofensiva sobre o Irão, com ou sem o apoio dos Estados Unidos.
"Nós não precisamos do exército norte-americano connosco. Queremos que nos ajudem, vamos conseguir os nossos objetivos com as nossas forças armadas", apontou.
O diplomata afirmou ainda que os objetivos israelitas passam por eliminar os planos nucleares iranianos, numa primeira fase, e o plano de mísseis balísticos, numa segunda fase.
"Os nossos objetivos são, primeiro, eliminar o plano de armas nucleares do Irão e em segundo eliminar o plano de mísseis balísticos. Vamos conseguir isso com as nossas forças armadas", atirou.
Neste momento, Israel trava duas batalhas em dois sítios distintos. Ao mesmo tempo que avança sobre o Irão, o exército israelita mantém os olhos opostos em Gaza, onde segundo Oren Rozenblat, "não existe fome".
"Nós bloqueámos a ajuda humanitária em Gaza mas estivemos sempre a acompanhar a situação. Permitimos a entrada de 25 mil camiões de ajuda humanitária, por isso as pessoas de Gaza têm muita comida", afirmou.
