Guerra no Médio Oriente

O filme de um ataque: EUA entram na guerra entre Israel e Irão

Os EUA entraram na guerra contra o Irão e na última noite bombardearam três das mais importantes instalações nucleares do Irão: Fordow, a maior e mais próxima de Teerão, Natanz e Isfahan. O Irão garante que o ataque falhou.

Loading...

Num discurso à nação, Donald Trump disse que os locais de enriquecimento de urânio foram "totalmente obliterados" e promete ataques mais devastadores em caso de retaliação. O regime iraniano fala em ofensiva "ultrajante" e alerta que a operação vai ter consequências.

Era noite cerrada no Irão quando se percebeu que algo estava a acontecer. O som dos bombardeamentos deixou a população em alerta; foi provocado por uma operação militar orquestrada do outro lado do mundo.

Joia da coroa da força aérea norte-americana, os bombardeiros b2 voaram mais de 30 horas seguidas e bombardearam três instalações nucleares. Com vários exemplares do gbu-57, o único míssil do mundo capaz de atingir a profundidade em que está a central iraniana de Fordow, construída debaixo de uma montanha.

Irão alega que ataque falhou por completo

O Irão rejeita a narrativa, alega que o ataque falhou por completo o objetivo. O regime iraniano diz ainda que estava preparado para o que veio a acontecer. Garante que a maior parte do urânio enriquecido que estava no complexo de Fordow já tinha sido transferido para outro local e o número de funcionários reduzido ao mínimo.

O ataque dos EUA foi lançado nove dias depois do início da ofensiva israelita. De acordo com a ONU, não provocou qualquer aumento de radiação.

A operação poderá ter ditado o fim de um programa nuclear com décadas e que poderia levar ao desenvolvimento de uma bomba atómica. Levou ainda o Presidente dos EUA a garantir que qualquer tentativa de retaliação irá motivar uma resposta ainda mais devastadora.

Ataques continuam

Também nas últimas horas a força aérea israelita voltou aos céus do Irão para lançar um ataque massivo na zona oeste do país. Entre os alvos militares que alega ter atingido, estão pelo menos dois caças F5 e oito lançadores de mísseis.

Entre a espada e a parede, o regime iraniano voltou hoje a prometer vingança e antecipar sérias consequências. Esta manhã lançou novo ataque aéreo sobre várias cidades israelitas.