Guerra no Médio Oriente

Partidos à esquerda questionam Governo sobre utilização da Base das Lajes pelos EUA

Doze aviões norte-americanos de reabastecimento estão estacionados na Base das Lajes, nos Açores. Donald Trump não confirma se há relação com a guerra entre Israel e o Irão.

Loading...

A esquerda exige explicações do primeiro-ministro sobre a presença de mais de uma dezena de aviões reabastecedores da Força Aérea dos Estados Unidos na Base das Lajes, nos Açores.

Ao pedido de esclarecimentos do PS e do PCP, juntam-se agora também o Bloco e o Livre, que enviaram perguntas a Luís Montenegro.

Num requerimento envido à Assembleia da República (AR), assinado pela deputada Isabel Mendes Lopes, o Livre Quer saber, por exemplo, se o Governo foi informado da recente utilização da base portuguesa pelos Estados Unidos.

"O Governo foi informado quanto ao propósito da utilização da base das Lajes por parte dos EUA nos últimos dias? Pode garantir que os aviões de guerra dos EUA que passaram pela base das Lajes não foram utilizados para atacar o Irão ou de outro modo auxiliar tal ataque, ao arrepio do Direito Internacional?", pode ler-se.

O Bloco de Esquerda já tinha entregado na Assembleia da República uma pergunta a Luís Montenegro.

Também quer saber se o Governo tinha conhecimento da intensificação da presença militar dos Estados Unidos na base portuguesa ou se recebeu uma explicação sobre as movimentações.

O partido de Mariana Mortágua questiona ainda se o Governo está disposto a vedar as infraestruturas e os espaços marítimo e aéreo nacionais.

"O governo está disposto a vedar as infraestruturas e os espaços marítimo e aéreo nacionais a qualquer navio ou aeronave, incluindo da Marinha e da Força Aérea dos EUA, envolvido em missões no quadro da agressão ilegal ao Irão?"

Também o PCP condena a possível utilização da base das lajes para a escalada da agressão e apela a explicações urgentes.

"O PCP condena a eventual utilização da Base das Lajes pelos EUA para a escalada de agressão ao Irão e alerta contra o envolvimento de Portugal nesta agressão face à política do Governo PSD/CDS de alinhamento e submissão ao imperialismo."

Raimundo diz que recusa que Portugal volte a ficar "com as mãos manchadas" e a ser "cúmplice da guerra".

O PS, pela voz candidadto a próximo líder, José Luís Carneiro também quer explicações.

"Parece-me oportuno saber do que é que se trata, para estarmos conscientes destas responsabilidades do estado português. Temos relações estáveis com os Estados Unidos. Tenho para mim que estas operações se enquadram no âmbito dessa operação. Mas somente o Governo pode explicar tudo o que possa ser explicado no plano público."

A Base das Lajes recebeu pelo menos 12 aviões reabastecedores da Força Aérea norte-americana nos últimos dias.
O governo dos EUA não esclareceu se esta presença estava relacionada com a guerra no Médio Oriente.