O cessar-fogo entre Israel e Irão, que entrou em vigor às primeiras horas da manhã desta terça-feira, foi violado por ambas as partes. No entanto, a tensão abrandou e os sinais são de regresso à normalidade.
“Parece que tudo chegou ao fim. O cessar-fogo está mais estável nas ultimas horas e Israel está a voltar à normalidade. Amanhã recomeçam as escolas e as universidades, as pessoas vão trabalhar. Nas ruas, os restaurantes e o tráfego já estão muito intenso, como normalmente. O espaço aéreo israelita voltou a abrir e companhias estrangeiras começam a voar para Israel. Tudo isto são sinais da volta à normalidade”, diz Henrique Cymerman.
Com o suposto fim da guerra, o correspondente da SIC no Médio Oriente afirma que “a grande pergunta agora é o que é que aconteceu ao projeto nuclear iraniano”, depois dos ataques israelitas e norte-americanos.
“Ainda não hã respostas muito claras, mas podemos dizer que o projeto nuclear, que existe há muitas décadas, foi puxado para trás, foi retardado. (…) Israel golpeou os dois exércitos que existem no Irão, mas sobretudo as Guardas Revolucionárias, que estão mais identificadas com o regime, e deixou mais intacto o Exercito do Irão, talvez pensando numa futura mudança política no Irão.”