Após mais de uma semana de incerteza e instabilidade, os israelitas retomam a sua vida, reporta o correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, que avança também que, para já, o acordo de cessar-fogo entre Israel e Irão está a ser respeitado.
Diretamente de Telavive, o correspondente constata que Israel “volta à rotina” depois de 12 dias de tensão, devido ao conflito com o Irão.
Os cidadãos voltam a sair à rua, as lojas e os restaurantes voltam a encher e até o funcionamento do Aeroporto Internacional Ben Gurion, o principal do país, regressa à normalidade, o que permite que muitos israelitas, que estavam retidos no estrangeiro, regressem a casa.
Henrique Cymermam refere que o cessar-fogo será respeitado, uma vez que é do interesse de ambas as partes que assim seja.
Nota ainda que David Barnea, o líder da Mossad, a agência de inteligência israelita, garantiu que Israel continuará a controlar a totalidade dos projetos bélicos do Irão. Após o ataque norte-americano, o complexo nuclear ianiano de Fordow foi totalmente destruído, fazendo com que o projeto nuclear do país retroçeda vários anos.
O correspondente esclarece que as duas nações não assinaram um acordo de paz, mas sim um cessar-fogo, pelo que é possível que no futuro existam combates, sobretudo se Teerão voltar a empenhar esforços no projeto nuclear.