Guerra no Médio Oriente

Opinião

Mensagem de Rutte revela "estratégia da bajulação, é a Europa a pôr-se de cócaras perante Trump"

Rui Cardoso, comentador da SIC, analisa a atualidade internacional com destaque para a Cimeira da NATO, que decorre em Haia, e as mensagem privada de Mark Rutte a Donald Trump, que o Presidente dos EUA divulgou.

Loading...

Donald Trump decidiu divulgar uma mensagem privada que recebeu do secretário-geral da NATO, na qual Mark Rutte dá os parabéns ao Presidente norte-americano pela ação decisiva no Irão, que diz ter sido extraordinária. Rutte diz também que Trump conduziu a Europa e a América a um momento importante, assim como ao aumento do investimento na defesa.

"É constrangedor e, de facto, é evidente que há sempre qualquer coisa de indigno na exposição pública de uma mensagem privada, como é óbvio, e o Sr. Donald Trump, já sabemos que é especialista nisso, mas sem prejuízo disso, isto leva, de facto, a que os europeus se devam interrogar sobre uma questão que é qual a estratégia a seguir perante Donald Trump.
A estratégia até agora tem sido a da bajulação, expressa exatamente pelo conteúdo dessa mensagem, insisto, privada, e, portanto, a Europa a pôr-se de cócoras perante Trump", sublinha Rui Cardoso.

Os aliados da NATO reúnem-se em Haia, nos Países Baixos. Em discussão está sobretudo o gasto de 5% do PIB em defesa e as guerras no Médio Oriente e na Ucrânia.

O comentador da SIC lembra que os Estados Unidos "desprezam profundamente a Europa, são hostis à Europa. Para eles a Europa é a AFD na Alemanha, é mais a senhora Meloni e não sei o quê".

"Está na altura dos europeus mudarem de postura, abandonarem completamente a base de relação a Trump e mostrarem, de facto, a autonomia", realça Rui Cardoso.