Guerra no Médio Oriente

Trump admite que chegou a cancelar ataque ao Irão

Num discurso durante um almoço para líderes religiosos na Casa Branca, Donald Trump diz que o objetivo foi tentar enganar Teerão. 

Loading...

O Presidente dos Estados Unidos admite que chegou a cancelar o ataque do mês passado ao Irão depois de ver os planos militares do bombardeamento num canal de televisão.

Num discurso durante um almoço para líderes religiosos na Casa Branca, Donald Trump diz que o objetivo foi tentar enganar Teerão.

“Vi que [a CNN] tinha basicamente os planos de quando iríamos entrar, quando entrávamos no espaço aéreo iraniano. E eu disse, sabem, isso é estranho. E liguei para o general, o "Razin" Caine. Ele é fantástico. Disse: General, e Pete Hegseth, estou a ver noticiários em que dizem a que horas vão partir amanhã. Mas não seria melhor fazer uma surpresa? Sim, seria melhor. Então, deixe-me cancelar e vamos fazer noutra altura.”

“E depois tive uma reunião e disse: tenho uma ideia, porque tive uma cobertura um pouco grande para dizer o mínimo. Então, todos sabiam que estava a ser cancelado. Eu disse: Vamos partir exatamente na mesma hora", finalizou Trump.

Recorde-se que no mês passado os EUA realizaram um ataque durante a madrugada contra posições nucleares no Irão.

A decisão de envolver diretamente os Estados Unidos surgiu no nono dia de ataques de Israel ao Irão, que tentaram erradicar sistematicamente as defesas aéreas e as capacidades de mísseis ofensivos do país, ao mesmo tempo que danificaram várias instalações de enriquecimento nuclear.