Guerra no Médio Oriente

Milhares protestaram contra a guerra em Gaza em várias cidades do mundo

Mais de 400 manifestantes foram detidos num protesto considerado ilegal em Londres.

Loading...

De Buenos Aires a Barcelona, milhares de pessoas saíram à rua em várias cidades mundiais em defesa da Palestina. Em Londres, a polícia deteve mais de 400 manifestantes.

O protesto que aconteceu este sábado na capital britânica, junto ao parlamento, tinha um objetivo muito claro: contestar a decisão do governo, que proibiu um grupo pró-palestina. A rede Palestine Action é desde julho considerada uma organização terrorista e o apoio a este grupo é considerado crime, com penas que podem chegar aos 14 anos de prisão.

No balanço mais recente, a polícia metropolitana de Londres confirma que deteve, no total, 474 pessoas. Cinco terão agredido agentes da polícia. Os manifestantes pedem o fim do genocídio em Gaza e dizem que as autoridades estão a fazer as detenções erradas.

Na União Europeia também houve protestos em cidades como Berlim ou Barcelona, manifestações pacíficas nas quais não houve desacatos com a polícia.

No outro lado do oceano, houve também protestos na capital do Chile e na capital da Argentina. Os manifestantes condenam o que dizem ser a hipocrisia mundial, que nada faz para travar os avanços israelitas em Gaza.

Os protestos pedem também o fim da crise alimentar em Gaza. Desde o início da guerra, a fome já matou 217 palestinianos, incluindo cem crianças.