A flotilha humanitária que vai tentar chegar a Gaza nas próximas semanas, e que transporta a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, partiu este domingo manhã de Barcelona.
Já começou a viagem de Mariana Mortágua em direção a Gaza e a líder do Bloco de Esquerda partilhou as primeiras imagens pouco depois da partida do Porto de Barcelona.
Centenas de pessoas, oriundas de 44 países saíram de Espanha na manhã deste domingo.
No mesmo barco de Mariana Mortágua segue a ativista sueca, Greta Thunberg, que repete a missão mais de dois meses depois de ter sido detida pelas autoridades israelitas.
São pelo menos duas semanas de viagem. Pelo caminho, à medida que a flotilha for passando por outros portos do Mediterrâneo, vão juntar-se mais embarcações com ativistas, atores e políticos.
As autoridades espanholas deram proteção diplomática à flotilha. Em declarações ao jornal espanhol El Mundo, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz que impedir a passagem de ajuda humanitária contraria o direito internacional.
É uma posição que parece contrastar com a do Governo português, que garante que não está obrigado a defender a líder do Bloco de Esquerda.
Para além da tentativa de furar o cerco, esta missão também tem o objetivo de fazer chegar alimentos a Gaza.
