Fumo eleva-se após várias explosões terem sido ouvidas em Doha, no Catar, a 9 de setembro de 2025.
Fumo eleva-se após várias explosões terem sido ouvidas em Doha, no Catar, a 9 de setembro de 2025.
Ibraheem Abu Mustafa / REUTERS

Terminado

Guerra no Médio Oriente

Hamas anuncia morte de cinco membros no ataque israelita em Doha

Pelo menos cinco membros do Hamas morreram no ataque de Israel contra um edifício em Doha. Também um membro da polícia do país morreu no ataque e que outros membros das forças de segurança ficaram feridos. O ataque aconteceu numa altura em que a equipa de negociadores do Hamas estava reunida para discutir a mais recente proposta de cessar-fogo em Gaza apresentada pelos EUA. Vários países e o secretário-geral das Nações Unidas já repudiaram a ação israelita. Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Netanyahu diz que ataque em Doha "pode abrir caminho" para fim da guerra

Hamas anuncia morte de cinco membros no ataque israelita em Doha

Lusa

Hamas anuncia morte de cinco membros no ataque israelita em Doha
Yair Sagi

O primeiro-ministro israelita defendeu que o ataque em Doha contra altos dirigentes do Hamas "poderá abrir caminho para o fim da guerra" na Faixa de Gaza, se o grupo islamita palestiniano aceitar a proposta norte-americana de cessar-fogo: "Israel aceitou a proposta do Presidente [dos Estados Unidos] Donald Trump de pôr fim à guerra, começando pela libertação de todos os nossos reféns, que estão presos em Gaza há mais de 700 dias. Se aceitarem a proposta de Trump, a guerra pode terminar imediatamente", disse Benjamin Netanyahu. Em declarações durante um evento na embaixada norte-americana em Jerusalém, o chefe do Governo afirmou que o seu país pode "recomeçar a trabalhar para expandir a paz" na região do Médio Oriente "em benefício de todos"

Cinco membros do Hamas mortos no ataque israelita a Doha

Hamas anuncia morte de cinco membros no ataque israelita em Doha

Lusa

O Hamas anunciou que cinco membros do movimento islamita palestiniano morreram na sequência do ataque israelita a Doha, no Qatar, mas ressalvou que os responsáveis da delegação de negociação sobreviveram. "Confirmamos que o inimigo não conseguiu assassinar os nossos irmãos da delegação de negociação. Entretanto, vários dos nossos irmãos mártires ascenderam aos mais altos postos de glória", declarou o grupo num comunicado. Também o Ministério do Interior do Qatar informou que um membro da polícia do país morreu no ataque e que outros membros das forças de segurança ficaram feridos, totalizando, até agora, pelo menos seis mortos neste ataque, que foi condenado pelo Governo de Doha.

União Europeia avisa que ataque israelita em Doha viola direito internacional

A União Europeia criticou o ataque aéreo israelita contra líderes do Hamas em Doha, no Catar, afirmando que constitui uma violação do direito internacional e da integridade territorial do país. O ataque, que provocou a morte de pelo menos seis pessoas, incluindo cinco membros do Hamas, foi justificado por Israel como uma resposta a um atentado em Jerusalém.

Portugueses residentes no Qatar encontram-se bem

O Governo português garantiu à agência Lusa estar a acompanhar de perto a situação no Qatar, indicando que os cidadãos portugueses residentes na capital qatari se encontram bem.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português informou que estão registados no Qatar 1.134 cidadãos portugueses.