Enquanto diplomaticamente continuam os esforços para que Israel e o Hamas aceitem um cessar fogo imediato, na Faixa de Gaza milhares de pessoas tentam fugir para zonas mais seguras. Os que podem usam carros e camiões, mas muitos têm de ir a pé, com o pouco que lhes resta.
Os tanques de Israel avançaram, nas últimas horas, ao longo de duas estradas que levam até ao centro da cidade. Os serviços de informações de Televive cortaram o acesso à internet e às comunicações telefónicas durante várias horas em toda a Faixa de Gaza.
A força aérea continua a lançar panfletos sobre a região a dizer à população para fugir para os campos de refugiados. Israel disse, esta sexta feira, que vai usar uma força sem precedentes para assumir o controlo de Gaza.
EUA voltam a vetar resolução da ONU
Entretanto, em Nova Iorque, os Estados Unidos vetaram mais vez uma proposta de resolução das Nações Unidas sobre a situação em Gaza e que também exigia a libertação de todos os reféns ainda nas mãos do Hamas.
Todos os outros 14 membros do conselho de segurança da ONU votaram a favor do texto que descreve a situação como sendo catastrófica e pede a Israel para levantar todas as restrições ao acesso da ajuda internacional.