Guerra no Médio Oriente

Trump pode anunciar acordo para o fim da guerra em Gaza nos próximos dias

 O plano de 21 pontos inclui a libertação de reféns, um cessar-fogo e a criação de uma autoridade árabe e muçulmana para controlar Gaza durante três anos. 

Loading...

Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente, disse esta quarta-feira na SIC Notícias que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá anunciar nos próximos dias um acordo para pôr fim à guerra em Gaza.

"Segundo fontes sauditas, libanesas e norte-americanas, que pude consultar, eles estão convencidos de que Trump vai anunciar nos próximos dias um acordo de cessar-fogo em Gaza", começou por dizer.

Segundo Cymermman, Donald Trump, que promete que a Cisjordânia não será anexada por Israel, apresentou um plano de 21 pontos, que incluem a libertação de todos os reféns, um cessar-fogo, e a criação de uma autoridade com vários países árabes e muçulmanos que controlariam Gaza durante três anos.

"Este acordo incluiria o seguinte: a libertação dos reféns, 20 dias de cessar-fogo antes dessa libertação e depois a criação de uma autoridade com vários países árabes e muçulmanos que controlariam Gaza durante três anos, ajudando a criação de um governo palestiniano sem o Hamas", afirmou.

A guerra em curso em Gaza foi iniciada quando o Hamas atacou solo israelita, a 7 de outubro de 2023, provocando 1.200 mortos e fazendo 251 reféns.

A retaliação de Israel já fez mais de 64 mil mortos entre os palestinianos, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, considerados fiáveis pela ONU.As Nações Unidas declararam no mês passado uma situação de fome em algumas zonas do enclave.