Henrique Cymerman classifica a guerra entre Israel e o Hamas como “a mais longa da história da região” e é precisamente este conflito que dá mote ao novo livro do correspondente da SIC no Médio Oriente.
“O enigma de Israel” é lançado esta terça-feira, 7 de outubro, dia em que passam dois anos do ataque do Hamas em território israelita.
“Este é o conflito sobre o qual mais se informa no mundo, mas que menos se conhece - há ignorância e estereótipos. (...) [Neste livro] até me atrevo a propor uma solução de paz para o futuro”, afirma Cymerman.
Sobre o plano de paz para Gaza que está a ser negociado entre Israel e Hamas, o correspondente da SIC acredita que será possível chegar a acordo nos próximos dias.
“A primeira fase do plano parece-me mais realista e sobre a qual se pode a chegar a acordo nos próximos dias. (...) Os norte-americanos dizem que é preciso chegar a acordo dentro de quatro a cinco dias.”
A grande novidade, explica, é haver uma coligação entre oito países árabes e muçulmanos, em conjunto com EUA e Israel, para pressionar o Hamas - algo que “nunca tinha acontecido até agora”.
“É por isso que este é o maior momento de esperança.”

