O Hamas não vai participar na assinatura oficial do acordo de paz com Israel, informou este sábado um dirigente do grupo islâmico.
"Não estaremos presentes na assinatura oficial", afirmou Hossam Badran, em entrevista à AFP, acrescentando que o grupo se fará representar pelos mediadores do Qatar e do Egito.
Na mesma entrevista, o dirigente disse ainda que as negociações para a segunda fase do acordo de paz serão "mais complexas" e "mais longas".
Classificou ainda de "absurda" a ideia de expulsar o membros do Hamas da Faixa de Gaza, da "terra onde vivem, com as suas famílias".
Cessar-fogo na Faixa de Gaza está em vigor
O cessar-fogo na Faixa de Gaza está em vigor desde as 12:00 locais (10:00 em Lisboa) de sexta-feira, hora a partir da qual começou a contar o período de 72 horas para a libertação dos 48 reféns, dos quais 20 vivos, que continuam retidos em Gaza.
O Presidente dos Estados Unidos afirmou, na noite de ontem, que os reféns devem ser devolvidos a Israel na segunda-feira.
Recorde-se que Trump recebeu este sábado luz verde para viajar para o Médio Oriente, depois de ter sido submetido a exames médicos de rotina. Deve viajar para a capital egípcia, Cairo.

