O acordo de cessar-fogo em Gaza assinado esta segunda-feira, que põe fim a dois anos de conflito armado em Gaza, poderá representar uma oportunidade para a recuperação económica duradoura na região.
De acordo com a agência Reuters, a economista-chefe adjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI), Petya Koeva-Brooks, diz que o FMI está pronto para cooperar com a comunidade internacional na recuperação de Gaza e das economias regionais que foram profundamente afetadas pela guerra, incluindo o Egito e a Jordânia.
Para o Egito já se estima um crescimento real do PIB de 4,3% em 2025 e 4,5% em 2026, devido à recuperação do turismo e ao impulso no setor da manufatura não petrolífera.
Segundo a economista, as atividades económicas do Suez e de mineração devem recuperar em 2026.
Trump já prepara segunda fase do plano de paz
Donald Trump diz já estar a negociar a segunda fase do plano de paz. O presidente egípcio frisou que o plano do líder norte-americano para o Médio Oriente representa a "última oportunidade" para a paz na região.
Abdel Fattah al-Sissi reiterou o seu apelo por uma solução de dois Estados, afirmando que os palestinianos têm direito a um Estado independente.

