Guerra no Médio Oriente

Trump ameaça "ir matar" membros do Hamas se grupo "não parar de matar pessoas" em Gaza

O Hamas divulgou na terça-feira um vídeo mostrando execuções sumárias de alegados "colaboradores" em plena rua, na cidade de Gaza.

Trump ameaça "ir matar" membros do Hamas se grupo "não parar de matar pessoas" em Gaza
John McDonnell/AP

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira "ir matar" os membros do movimento islamita palestiniano Hamas, se este "não parar de matar pessoas" na Faixa de Gaza.

"Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, o que não está previsto no acordo [de cessar-fogo], não teremos outra opção a não ser ir matá-los (aos membros do movimento)", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.

O líder republicano não explicou ao certo se isso significaria uma ação militar e uma eventual suspensão do cessar-fogo em vigor, embora esta formulação pareça sugerir uma intervenção norte-americana direta no terreno.

O Hamas divulgou na terça-feira um vídeo a mostrar execuções sumárias de alegados "colaboradores" em plena rua, na cidade de Gaza.

Também esta quinta-feira, o Fórum das Famílias de Reféns pediu ao Governo israelita para adiar a implementação do acordo de cessar-fogo em Gaza até que o Hamas entregue os corpos dos 19 reféns ainda nas mãos do grupo islamita.