Guerra no Médio Oriente

Explicador

“A paz em Gaza só será possível se se tiverem em conta as divisões tribais e os grupos armados”

O coronel Mendes Dias explica que o território palestiniano está dominado por múltiplos clãs e milícias com poder real sobre a população, o que torna improvável o controlo total por uma única autoridade palestiniana.

Loading...

O coronel Mendes Dias considera que a estabilização da Faixa de Gaza depende de um entendimento profundo da sua estrutura tribal e social. “A estabilidade e a paz no território só podem ser equacionadas tendo em conta estas sensibilidades”, afirma. O analista militar alerta para o risco de guerra civil e lembra que “cada grupo tem armas, território e população sob controlo”.

Além do Hamas e da Jihad Islâmica, operam na Faixa de Gaza várias milícias e grupos locais, com origens em clãs e tribos. “No caso da Faixa de Gaza, para além do Hamas, já sabíamos que existiam cinco ou seis movimentos deste tipo (...) Estes agrupamentos sociais são simultaneamente grupos políticos. Eles têm força, têm capacidade. E têm milícias".

Para o coronel, esta fragmentação cria um cenário explosivo: “Quando se diz que podemos caminhar para uma lógica de guerra civil, quer dizer que há checkpoints de grupos armados em cada território (...) Cada grupo domina o seu espaço e a população que lá vive".

Este é um dos temas em análise no explicador do Jornal do Dia, esta segunda-feira com o coronel Carlos Mendes Dias.