Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky: “Como se vão defender, se são tão lentos a ajudar a Ucrânia?”

O Presidente ucraniano lamenta que resposta europeia não seja mais célere.

Zelensky: “Como se vão defender, se são tão lentos a ajudar a Ucrânia?”

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamenta esta sexta-feira que a resposta da Europa à invasão russa esteja a ser muito lenta e convida os europeus com experiência de combate a viajar para a Ucrânia e repelir o exército russo.

“Como é que vocês se vão defender, se são tão lentos a ajudar a Ucrânia?”, perguntou Volodymyr Zelensky, numa comunicação a jornalistas internacionais, em que criticou a resposta europeia à invasão russa em curso.

“Cancelar vistos para russos? Desconexão do SWIFT [rede interbancária]? Isolamento total da Rússia? Chamada de embaixadores? Embargo de petróleo? Hoje [sexta-feira], tudo deve ser feito, porque se trata de uma ameaça para todos nós, para toda a Europa”, pede Zelensky.

“A Europa é suficientemente forte para resistir a esta agressão”, frisa Zelensky, no momento em que as tropas russas continuam a progredir em várias partes de território ucraniano.

Volodymyr Zelensky pede ainda aos europeus que tenham competências de combate para se deslocarem até ao território ucraniano, pegando em armas contra a invasão russa.

“Se tiverem experiência em combate […] podem vir para o nosso país, para defender a Europa”, diz.