O ministro das Finanças de França, Bruno Le Maire, afirmou esta terça-feira que a economia russa irá colapsar em resultados das sanções impostas para punir Moscovo pela invasão da Ucrânia.
“Iremos provocar uma guerra económica e financeira contra a Rússia. Vamos provocar o colapso da economia russa”, afirmou o ministro numa entrevista a uma rádio francesa.
As sanções impostas pela União Europeia à Rússia estão já a causar um tumulto económico. O rublo, a moeda russa, nunca valeu tão pouco e já há bancos a ceder à pressão e a decretar falência.
O que terá causado mais problemas foi a exclusão dos bancos do sistema SWIFT, o mecanismo mais usado para fazer transferências em todo o mundo.
Para evitar uma derrapagem ainda maior e compensar uma inflação galopante, o Banco Central da Rússia, que tem as contas congeladas, viu-se obrigado a aumentar para mais do dobro a principal taxa de juro.
Por ordem do Kremlin, os russos estão proibidos de enviar dinheiro para o estrangeiro e os exportadores obrigados a converter em rublos 80% das vendas.