O Presidente da República declarou esta terça-feira o seu apoio à plataforma “We Help Ukraine” e elogiou o esforço solidário dos portugueses.
Num vídeo disponibilizado no YouTube, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o “projeto solidário nacional e global que liga pessoas” através de uma plataforma que se propõe ser o “ponto de encontro de quem precisa de ajuda e de quem quer disponibilizar alojamento, medicamentos e ofertas de trabalho” para as vítimas da guerra na Ucrânia.
“Os portugueses são assim”, afirma o Presidente da República, congratulando-se com o esforço dos milhares de portugueses que já se juntaram ao #wehelpUkraine.
A plataforma global destina-se a “ligar pessoas a precisar de ajuda na Ucrânia, ou em fuga, com pessoas e organizações que podem fornecer apoio”, afirmam os seus promotores.
“O projeto arrancou em Portugal no dia 27 de fevereiro e já mobilizou milhares de pessoas e organizações para disponibilizar e gerir a plataforma, que é um ponto de encontro entre quem precisa de alojamento, medicamentos ou ofertas de trabalho, com quem está disponível para dar essas ajudas”, afirma a nota.
Está disponível um contact center em inglês, português e ucraniano para atendimento por telefone, email, mensagens instantâneas, videoconferência e outros canais de comunicação.
“Num muito curto espaço de tempo, e por impulso de Hugo de Sousa, dezenas de pessoas, empresas e organizações juntaram-se para pôr em movimento esta plataforma que é, antes de mais, uma resposta do mundo livre às atrocidades de uma guerra sem sentido nem razão e também uma afirmação civilizacional”, afirma a nota.
Com LUSA.
Especial Conflito Rússia-Ucrânia
VEJA MAIS:
- “Se não fosse a minha mãe, já estaria a dar a minha vida por todos os irmão da Ucrânia”
- Voos da UE para Ásia podem demorar mais quatro horas para não sobrevoar Rússia
- Exército russo avisa que vai realizar ataques com armas de alta precisão em Kiev
- Dezenas de voluntários organizam doações na Póvoa de Varzim
- ONU estima que 12 milhões de pessoas vão precisar de ajuda