Ao sexto dia de guerra na Ucrânia, após a invasão de tropas russas, o fluxo de pessoas que tenta fugir para a Polónia começa, finalmente, a diminuir.
Perto da fronteira ucraniana com a Polónia, as filas para abandonar o país continuam a ser evidentes, tendo crescido ao longo da manhã.
Mais demorado e complexo do que entrar em território polaco, é mesmo abandonar a Ucrânia, devido ao processo burocrático atrasado por problemas informáticos e que levam a que os registos de saída sejam mais demorados.
Verifica-se, igualmente, grandes quantidades de lixo na berma da estrada, ao longo de dez quilómetros, o que demonstra as dificuldades que os ucranianos necessitam de ultrapassar numa longa e demorada viagem para fugir do país.
Existem, também, vários casos em que as pessoas tiveram de seguir o longo caminho a pé. Houve também que procurasse um local para pernoitar, nomeadamente, em habitações de desconhecidos junto à fronteira.
Embora, esta terça-feira, a estrada junto à fronteira verifique menos tráfego, o tempo de espera para entrar na Polónia continua a ser notório.