O exército russo afirma ter conquistado a cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, avança a agência de notícias AFP.
“As unidades do exército russo assumiram o controlo total da capital regional de Kherson”, disse o porta-voz das forças armadas russas, Igor Konashenkov, assegurando que as “infraestruturas civis” e os transportes públicos estavam a funcionar normalmente.
O ministro da Defesa da Ucrânia nega que a cidade de Kherson esteja sob controlo russo. Um porta-voz do governante disse que estão em curso várias “batalhas” na cidade, que “não foi capturada totalmente, algumas partes estão sob o nosso controlo”.
Na terça-feira, os russos chegaram às portas de Kherson, a norte da Crimeia.
“Nas entradas de Kherson, o exército russo montou postos de controlo. É difícil dizer como a situação irá evoluir”, escreveu na altura Igor Kolikhayev, autarca local, na sua página de Facebook.
“Estou no meu gabinete a coordenar os serviços municipais para que acordem numa cidade relativamente pacífica”, acrescentou, pedindo aos residentes que se mantenham “calmos e cautelosos” e não saiam durante o recolher obrigatório.
“Não provoque conflitos com os adversários (…) Isto não é uma batalha, é uma guerra. E a guerra é ganha por atos razoáveis e de sangue frio”, aconselhou.
Nas redes sociais, incluindo algumas operadas pelos meios de comunicação locais em Kherson, foram publicados vídeos que mostram forças russas a entrar na cidade de 290 mil habitantes.