Guerra Rússia-Ucrânia

Recorde Chernobyl, o maior acidente nuclear da história

Aconteceu a 26 de abril de 1986 durante um teste de resistência que simulava uma falta de energia. Morreram milhares de pessoas.

Recorde Chernobyl, o maior acidente nuclear da história

Ao oitavo dia de invasão, os russos têm o controlo de duas centrais nucleares na Ucrânia, Zaporizhzhia e Chernobyl. A ameaça está a assustar o mundo e o Presidente Zelensky já avisou que “se houver uma explosão nuclear é o fim da Europa”. Recorde o maior acidente acidente nuclear de que há registo na história, na central de Chernobyl em 1986.

A explosão aconteceu no dia 26 de abril de 1986 durante um teste de resistência que simulava uma falta de energia na central.

As mortes que resultaram do acidente continuam a ser uma incógnita, mas um relatório das Nações Unidas de 2005 estimava que pelo menos quatro mil pessoas morreram devido à exposição da radiação de Chernobyl. Entre as vítimas estão funcionários da central, bombeiros, população das cidades próximas.

Há estudos que dizem que a quantidade de material nuclear libertado em Chernobyl foi 400 vezes maior do que a provocada pelos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a II Guerra.

E, ainda hoje, 36 anos depois, o local é considerado radioativo.

Saiba mais