Nos primeiros 10 dias de ofensiva russa fugiram mais de 1,5 milhões de pessoas da Ucrânia, revela hoje a ONU.
Esta é a crise de refugiados de crescimento mais rápido na Europa desde a II Guerra Mundial, escreveu o Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, numa publicação na rede social Twitter.
More than 1.5 million refugees from Ukraine have crossed into neighbouring countries in 10 days — the fastest growing refugee crisis in Europe since World War II.
— Filippo Grandi (@FilippoGrandi) March 6, 2022
A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. Segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.
ACOMPANHE AO MINUTO A INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA
EM DIRETO: ACOMPANHE A EMISSÃO DA SIC NOTÍCIAS
A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
SAIBA MAIS
- Os números da guerra: mais de 11 mil soldados russos mortos desde o início da invasão à Ucrânia
- Compreender o conflito (XIV): pausa estratégica ou dificuldades reais?
- Rússia poderá estar a fazer pausa estratégica para voltar a atacar Ucrânia dentro de 24 ou 48 horas
- China pede aos EUA que não “lancem mais achas para a fogueira”
- Rússia vai começar a racionar alimentos no país