Guerra Rússia-Ucrânia

Cerco russo aperta na Ucrânia em dia de nova ronda de negociações

Os enviados especiais da SIC na Ucrânia, Pedro Miguel Costa e Odacir Júnior, dão conta das últimas informações no país.

Cerco russo aperta na Ucrânia em dia de nova ronda de negociações

No dia da terceira ronda de negociações entre ucranianos e russos, as expectativas são baixas. Não só o cessar-fogo não foi respeitado, como os russos planeiam usar os corredores humanitários para levar ucranianos para territórios da Rússia e Bielorrússia, contam os enviados especiais da SIC à Ucrânia, Pedro Miguel Costa e Odacir Júnior.

Os peritos dizem que esta guerra podem intensificar-se ao longo da próxima semana não só porque o Presidente Putin está a ficar sem tempo como porque as tropas russas podem estar a atravessar um momento de moral bastante baixo. Há relatos de que não foram avisadas que iam combater na Ucrânia mas apenas fazer exercícios militares.

Na Ucrânia, Vladimitr Putin tem 95% do seu poder militar mas até agora não foi capaz de ocupar Kiev, de ocupar a simbólica Praça Maidan e de colocar um governo apoiado pelos russos no poder.

Nas redes sociais está a ser difundida a informação de que o avião do ex-Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, está a caminho de Minsk (Bielorrússia), sendo apontado como aquele que Moscovo quer colocar no poder na Ucrânia para liderar o país.

Saiba mais