Guerra Rússia-Ucrânia

Preço do gasóleo deverá subir 25 cêntimos por litro, gasolina poderá ficar 15 cêntimos mais cara

São estimativas que já incluem a devolução do imposto sobre os produtos petrolíferos anunciada pelo Governo.

Preço do gasóleo deverá subir 25 cêntimos por litro, gasolina poderá ficar 15 cêntimos mais cara

Os preços dos combustíveis em Portugal vão continuar a subir e o próximo aumento é já na segunda-feira. Pelas contas da SIC, o preço do gasóleo deverá aumentar 25 cêntimos por litro e a gasolina 15 cêntimos.

A cada semana, um novo aumento. O último, na segunda-feira, fez disparar os preços dos combustíveis para valores nunca vistos e provocou uma corrida aos postos de abastecimento, com a gasolina a subir, em média, oito cêntimos por litro, e o gasóleo 14 cêntimos por litro.

Quando se pensava que não podia subir mais, fonte do setor garante à SIC que a próxima mexida nos preços será novamente muito grande: sem especificar valores, confirma apenas que o aumento será superior ao desta semana.

Tendo em conta a cotação atual do crude, pode estar em cima da mesa uma subida de 25 cêntimos por litro no gasóleo e de 15 cêntimos por litro na gasolina, valores que já incluem a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, os preços do petróleo dispararam: o barril de “brent”, que serve de referência para a Europa, já esteve nos 139 dólares. Entretanto aliviou um pouco, mas os analistas avisam que a escalada não parou.

A guerra pode ser uma das explicações para a subida galopante dos preços dos combustíveis em Portugal, mas não é o único fator.

Os aumentos sucessivos, 10 deste o início do ano, já estão a ter impacto nos custos de produção e de distribuição, com reflexos no aumento dos custos das matérias primas.