Guerra Rússia-Ucrânia

Fornecimento de eletricidade na central nuclear de Chernobyl parcialmente restabelecido

Trabalhos de reparação continuarão “apesar da situação difícil” fora da central nuclear.

Fornecimento de eletricidade na central nuclear de Chernobyl parcialmente restabelecido

A empresa estatal de energia ucraniana Ukrenergo informou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) que o fornecimento de eletricidade à central nuclear de Chernobyl foi parcialmente restabelecido após o corte total a 9 de março.

De acordo com a AIEA, os trabalhos iniciados na noite de 10 de março por Ukrenergo conseguiram reparar uma secção da central.

“Os geradores de emergência a diesel têm vindo a fornecer energia de reserva ao local desde 9 de março, e o regulador ucraniano informou que foi fornecido combustível adicional às instalações. No entanto, continua a ser importante reparar as linhas elétricas o mais rapidamente possível“, explicou a agência.

Os problemas de gestão na central nuclear de Chernobyl foram agravados pela perda de comunicação com Ukrenergo, o que significa que não podem ser fornecidas à AIEA informações sobre a monitorização.

A companhia estatal de energia ucraniana assegurou à AIEA que os trabalhos de reparação continuarão “apesar da situação difícil” fora da central nuclear. No entanto, o pessoal da central nuclear de Chernobyl, composto por 211 técnicos e guardas, vive no local há mais de duas semanas.

A esta preocupação acresce a disponibilidade de alimentos para as pessoas na fábrica, uma vez que os ‘stocks’ estão a esgotar-se, indicou a empresa de energia ucraniana.

As autoridades ucranianas disseram a 9 de março que as linhas elétricas da central nuclear tinham sido danificadas pelo bombardeamento russo, pelo que o fornecimento de energia para arrefecimento das barras do reator teve de ser temporariamente cortado.

Mesmo assim, a AIEA assegurou que isto não representa um risco de segurança, uma vez que os geradores de emergência estão a fornecer eletricidade no local.