Guerra Rússia-Ucrânia

Mariupol: imagens aéreas mostram tanque com um “Z” inscrito a ser atacado várias vezes

No vídeo divulgado pela Guarda Nacional da Ucrânia pode ver-se também o condutor da viatura militar em fuga.

Mariupol: imagens aéreas mostram tanque com um “Z” inscrito a ser atacado várias vezes

Imagens aéreas divulgadas pela Guarda Nacional da Ucrânia, esta quarta-feira, mostram um tanque com a inscrição de um “Z”, indicativo de pertencer às forças militares russas, a ser atacado ao entrar na cidade de Mariupol, a sudoeste da Ucrânia. O vídeo mostra o veículo militar a ser atingido diversas vezes, um homem a sair do tanque e a tentar encontrar refúgio nas proximidades.

Em muitos dos veículos militares russos, nomeadamente em tanques ou camiões, a letra “Z” aparece gravada na lateral ou no topo, a branco. Uma das explicações para esta inscrição será a necessidade de evitar “fogo amigo”, ou seja, agressões de outros aliados russos, como é o caso da Bielorrússia.

A cidade de Mariupol tem sido alvo de vários ataques das forças russas. Esta quarta-feira, foi bombardeado um teatro que servia de abrigo a centenas de civis residentes na cidade cercada. O número de vítimas ainda é indeterminado. Começou por admitir-se que centenas teriam morrido, mas as últimas informações indicam que a maioria das pessoas que estavam abrigadas no local terão sobrevivido.

SAIBA MAIS: