Guerra Rússia-Ucrânia

Moscovo anuncia “aproximação” de posições nas conversações com Kiev

Na quarta-feira, a Ucrânia considerou permanecerem “profundas contradições” nas conversações russo-ucranianas.

Moscovo anuncia “aproximação” de posições nas conversações com Kiev

O chefe da delegação russa às conversações com Kiev anunciou esta sexta-feira ter registado uma “aproximação” das posições sobre a questão de um estatuto neutral da Ucrânia e progressos na relacionada com a desmilitarização do país.

“A questão do estatuto de neutralidade da Ucrânia e a sua não adesão à NATO constitui um dos pontos chave das negociações, é o ponto no qual as partes aproximaram o mais possível as suas posições”, declarou Vladimir Medinski, citado pelas agências russas.

No entanto, referiu-se a “nuances” relacionadas com as “garantias de segurança” exigidas pela Ucrânia.

“Em relação à desmilitarização, diria 50/50”, prosseguiu, mas referindo não poder revelar os detalhes das negociações e quando as delegações estão a “meio caminho” de um acordo sobre a questão.

A Rússia, que desde 24 de fevereiro conduz uma ofensiva contra o seu vizinho, está a promover, em paralelo, negociações com Kiev para exigir ao país um estatuto de neutralidade semelhante ao da Suécia ou da Áustria, a recusa de uma adesão à NATO e uma desmilitarização e “desnazificação” do território ucraniano.

Na quarta-feira, a Ucrânia considerou permanecerem “profundas contradições” nas conversações russo-ucranianas, mas admitiu a possibilidade de um “compromisso”.