Guerra Rússia-Ucrânia

Marta Temido diz vacinação de ucranianos recebidos em Portugal será tida em conta

A Ministra da Saúde lembra que há muitas crianças e adianta que está a ser preparado um conjunto de orientações para os países que acolhem refugiados.

Marta Temido diz vacinação de ucranianos recebidos em Portugal será tida em conta

A ministra da Saúde, Marta Temido, diz que a vacinação dos ucranianos que Portugal acolhe vai ser tida em conta, nomeadamente, para doenças como o sarampo ou a poliomielite, que estão presentes na Ucrânia.

A Portugal chegaram já, vindas da Ucrânia e com pedido de proteção temporária, 13.200 pessoas, das quais 5 mil crianças.

A ministra da Saúde, que revelou os números, lembra a particular fragilidade de quem está exposto a uma situação de conflito e fuga forçada para um país estrangeiro.

A vacinação é um desses aspetos, pelo que a Direção-Geral da Saúde já definiu como prioritária a cobertura vacinal contra o sarampo, a poliomielite ou a tuberculose multirresistente, doenças que estão mais presentes na zona de onde vêm estas pessoas.

A vacina contra a covid-19 também estará incluída e Marta Temido considera mesmo importante que Portugal garanta a quem acolhe o acesso à proteção contra esta doença, até porque, não querendo assumir que um fluxo de refugiados pode provocar ou agravar uma sexta vaga, a ministra vai dizendo que a pandemia não acabou, que a Europa toda assiste a uma subida dos contágios e que Portugal ainda não baixou o número de óbitos o suficiente para aliviar todas as restrições.