Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky descarta reconhecimento de independência do Donbass

Trata-se de um pedido feito por parte da Rússia.

Zelensky descarta reconhecimento de independência do Donbass

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descarta este domingo reconhecer a independência dos territórios da região do Donbass e a soberania russa sobre a Crimeia, noticia a agência EFE.

Em entrevista ao canal americano de televisão CNN, Volodymyr Zelensky afirma que não assumirá “nenhum compromisso que afete a integridade territorial e a soberania” da Ucrânia.

As negociações em curso entre Kiev e Moscovo sobre a guerra incluem o estatuto da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e dos territórios separatistas de Donetsk e Lugansk, na região ucraniana do Donbass, cuja declaração unilateral de independência foi reconhecida pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

“Temos que aproveitar todas as oportunidades para negociar e conversar com Putin. Se essas tentativas falharem, isso significará a terceira guerra mundial”, afirmou Zelensky sobre as negociações que ambos os países mantiveram na Bielorrússia.

Contudo, Zelensky refere que, “como Presidente e cidadão”, não pode reconhecer a independência dos territórios ucranianos, e acrescenta que o povo ucraniano deixou isso claro, depois de receber os soldados russos com “coragem e armas nas mãos e não com um ramo de flores”.

Em relação à eventual entrada na NATO, Zelensky assegura que a própria Aliança Atlântica descartou a admissão da Ucrânia.

“A Ucrânia não pode dizer que não se vai juntar à NATO, foi a NATO que disse que não vai admitir a Ucrânia”, afirma.

Embora tenha apreciado o apoio militar e bélico dos membros da NATO para enfrentar a invasão, Zelensky considera que a guerra não teria começado se a Ucrânia tivesse sido admitida como membro da Aliança Atlântica.

O Presidente ucraniano, de origem judaica, revela ainda que “uma das poucas vezes” que se riu desde o início da invasão russa foi quando ouviu Putin dizer que o objetivo da operação militar é “desnazificar” a Ucrânia.