Guerra Rússia-Ucrânia

Suíça pressionada a restringir mais as contas de oligarcas russos

Primeiro-ministro polaco disse que homens de negócios mais ricos da Rússia depositaram milhares de milhões de dólares americanos em bancos suíços

Suíça pressionada a restringir mais as contas de oligarcas russos

O primeiro-ministro polaco revelou esta segunda-feira que está a pressionar a Suíça para que tome medidas mais arrojadas em relação aos milhares de milhões que os oligarcas russos têm nos bancos suíços.

A afirmação de Mateusz Morawiecki foi feita durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente suíço Ignazio Cassis, que está de visita ao país, avança a agência de notícias Associated Press (AP).

Durante o encontro, os dois falaram sobre a situação na Ucrânia, que foi invadida pelas tropas russas a 24 de fevereiro.

Morawiecki disse que os homens de negócios mais ricos da Rússia depositaram milhares de milhões de dólares americanos em bancos suíços, usam o país para fazer negócios e têm outros ativos que, na sua opinião, poderiam ser utilizados na reconstrução da Ucrânia após a guerra.

Ignazio Cassis lembrou que a Suíça aderiu às sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia e, como tal, congelou as contas bancárias e os negócios dos oligarcas russos que constam das listas de sanções da UE e também de alguns outros.

Já o governo polaco está a trabalhar em alterações à Constituição que permitiriam a apreensão dos bens da Rússia na Polónia.