O Kremlin disse esta quinta-feira que os Estados Unidos não percebem nada do funcionamento do poder na Rússia, o que considerou inquietante, rejeitando considerações de que os conselheiros do Presidente russo não lhe dizem a verdade porque têm medo dele.
“Eles não entendem o Presidente Putin, não entendem o mecanismo de decisão, nem entendem o nosso trabalho”, afirmou o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov – que no passado denunciou os comentários insultuosos do Presidente norte-americano, Joe Biden, em relação ao líder do Kremlin.
“Não só é uma pena, como é preocupante, porque quando há um certo grau de mal-entendidos, isso leva a tomadas de decisão erradas que depois têm consequências graves”, acrescentou o porta-voz na habitual conferência de imprensa diária.
Os serviços secretos norte-americanos e britânicos afirmaram na passada quarta-feira que Vladimir Putin está a ser induzido em erro pelos seus conselheiros, que “têm medo de lhe dizer a verdade” sobre a sua estratégia “falhada” na Ucrânia.
As agências de informação dos Estados Unidos da América (EUA) já tinham anteriormente sinalizado que o presidente russo se sentiria enganado pelos seus próprios conselheiros por estes lhe darem informação “errónea” sobre a evolução da guerra na Ucrânia e sobre o efeito das sanções na economia russa.
SAIBA MAIS
- “Se Putin não é completamente informado do fracasso que está a ter, como vão os negociadores elaborar um acordo duradouro?”
- NATO suspeita que Rússia não está a retirar as suas tropas da Ucrânia, mas sim a reposicioná-las
- Ucrânia: EUA dizem que Putin já descobriu que está a ser desinformado por militares
- Ucrânia dá medalha ao guarda que desafiou navio de guerra russo na ilha de Zmiinyi
- “O apoio dos EUA é fundamental”: Zelensky agradece a Biden ajuda financeira e humanitária
- França não vê avanços nas negociações entre Moscovo e Kiev para a paz