O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garante que a Rússia está a preparar ataques “poderosos” na região separatista do Donbass. Diz ainda que os russos estão a tentar fixar a sua presença em Kherson.
“As forças russas estão a reunir recursos para fortes ataques na direção do Donbass, de Mariupol e de Kharkiv”, disse num vídeo partilhado esta quinta-feira. “Vamos defender-nos, vamos fazer tudo o que for possível para travar os ocupantes e libertar o nosso território dos seus crimes horríveis e sem sentido.”
Zelensky afirma ainda que as forças russas “estão a dirigir a sua criatividade doentia a territórios ocupados temporariamente em Kherson”, tentando “criar associações pouco clara lá” e “fixar a sua presença”.
“Obviamente, não há lá qualquer perspetiva para eles. Quanto mais atividade demonstrarem lá, mais graves serão as perdas da Rússia”, remata.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Tropas russas terão abandonado Chernobyl devido a sintomas de envenenamento por radiação
- Moscovo impõe sanções a líderes de instituições europeias
- Alemanha, França e Reino Unido recusam pagar gás russo em rublos
- Guerra na Ucrânia: 83% dos russos aprova “operação militar especial” de Putin
- Gás pago em rublos: economicamente “pode ser considerada arma atómica” com “fortíssimos impactos para Europa”
- Último balanço do ataque a Mykolaiv: pelo menos 19 mortos e mais de 30 feridos
- Ucranianos em Portugal quase duplicaram em menos de um mês
- Os momentos-chave das cinco semanas de guerra na Ucrânia