A cidade ucraniana, que fica a cerca de 150 quilómetros a Norte de Kiev, junto às fronteiras da Rússia e Bielorrússia esteve vários dias tomada pelas tropas russas. Esta sexta-feira, o autarca de Chernihiv fala em pelo menos 700 mortos.
Cerca de 700 pessoas foram mortas na sequência de ataques das tropas russos em Chernihiv, adiantou o autarca da cidade ucraniana citado pela agência France Press.
“Posso avançar com um número aproximado de vítimas: 700 entre soldados e civis”, disse Vladyslav Atrochenko, acrescentando que dois terços dos habitantes deixaram esta localidade desde o início da ofensiva russa.
De acordo com Atrochenko, 80 mil a 95 mil pessoas ainda vivem nesta cidade localizada a cerca de 150 quilómetros de Kiev, a capital ucraniana, e que tinha quase 300 mil pessoas antes do início da invasão russa, no final de fevereiro.
Um primeiro grande comboio de ajuda humanitária chegou a Chernigiv na quinta-feira, desde a retirada das tropas russas da região na semana passada, disse o governador regional, Vyacheslav Tchaous.
O governador pediu aos habitantes da região que permaneçam vigilantes perante o risco de novos bombardeamentos russos, lembrando que os aviões e mísseis russos continuam a sobrevoar a zona.
#BREAKING Nearly 700 people killed in Ukrainian city of Chernigiv since start of war: mayor pic.twitter.com/Jcw41DgVmz
— AFP News Agency (@AFP) April 8, 2022
Em atualização
Veja também
Acompanhe a situação na Ucrânia
Saiba mais
- Zelensky pede “cocktail Molotov” de sanções contra a Rússia
- Ofensiva russa intensifica-se no leste da Ucrânia
- Portugal aceitou mais de 29 mil pedidos de proteção temporária
- Massacre em Borodyanka: “Deixem as mães russas vir cá ver o que os filhos nos fizeram”
- Von der Leyen e Borrell já chegaram a Kiev, chefe da diplomacia da UE anuncia regresso de embaixador à capital ucraniana
- Massacre em Bucha: equipas identificam corpos de civis
- Ucrânia considera o ataque deliberado e Rússia fala em provocação
- Kremlin diz que fim da “operação especial” da Rússia na Ucrânia pode estar próximo