Guerra Rússia-Ucrânia

Invasão Ucrânia: divulgadas imagens do navio russo após explosão

18.04.2022 12:20

FILE PHOTO: Russian missile cruiser Moskva is moored in the Ukrainian Black Sea port of Sevastopol, Ukraine May 10, 2013. REUTERS/Stringer/File Photo

Da Ucrânia e Rússia chegam versões diferentes, nomeadamente sobre o que aconteceu aos mais de 500 tripulantes.

Nas redes sociais foram divulgadas imagens do cruzador russo Moskva, a joia da frota do Kremlin que estava atracada no Mar Negro. As imagens terão sido captadas logo após a explosão que a Ucrânia diz ter sido um ataque, mas a Rússia nega, dizendo que o sucedido se deveu à explosão de uma munição a bordo.

Dias depois da notícia de que o navio de guerra Russo Moskva tinha afundado, começaram a circular nas redes sociais as primeiras imagens da embarcação após a explosão.

O ataque foi reivindicado pela Ucrânia, e confirmado pelos EUA. Um alto responsável do Pentágono declarou que o Moskva foi afundado por dois mísseis ucranianos, sublinhando que foi “um grande golpe” para a Rússia.

De Moscovo chega uma versão diferente. A Rússia não reconheceu oficialmente que a joia da sua frota do Mar Negro foi afundada por mísseis ucranianos e garantiu, aliás, que a tripulação foi retirada do navio. A bordo, recorde-se, seguiam mais de 500 tripulantes.

Ainda de acordo com a versão do Kremlin, uma munição explodiu a bordo e provocou o incêndio no terceiro maior navio da frota da Rússia.

Perante estas versões, as circunstâncias do acidente ainda estão por apurar e também não é certo o que terá acontecido aos tripulantes.

Veja também

Saiba mais

Últimas Notícias